O Bairro do Troino foi o caminho de um percurso performativo que uniu arte, memória e comunidade. O evento é fruto do projeto PO.VOAR, uma iniciativa de intervenção artística e social que vem sendo desenvolvida com direção artística e investigação da associação Dar Cor à Vida, com organização da Câmara Municipal de Setúbal e o apoio logístico da União das Freguesias de Setúbal, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através da Operação Integrada Local “Coesão Socio-Territorial Através das Margens”.
Com início no Largo da Fonte Nova, o percurso levou os participantes pelas ruas do bairro numa partilha de histórias, vozes e imagens. A proposta artística, que integrou a programação da MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal, convidou à reflexão sobre o território e as suas contradições, partindo da escuta e do envolvimento direto da comunidade.
O evento marcou ainda a inauguração da exposição “Trilhos de Memórias”, patente no SEIES – Centro de Cidadania Ativa até ao final do mês. A mostra apresenta um conjunto de fotografias recolhidas no bairro, captadas por residentes e participantes do projeto durante o processo de investigação e criação artística
Com coordenação fotográfica de Ana Filipa Rodrigues e Lais Pereira, e direção artística de Leonardo Silva, o projeto contou ainda com a colaboração do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, da SEIES e do Centro de Cidadania Ativa. Na componente de investigação participaram Leonardo Silva e Luís Junqueira.