No sábado passado, o Centro de Recursos Educativos e Culturais - Escola Conde de Ferreira acolheu um atelier culinário dedicado às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
Estas plantas silvestres e espontâneas, muitas vezes negligenciadas, são ricas em nutrientes e oferecem novos sabores, cores e texturas à alimentação. O evento, que integra o programa do III Ciclo de Conferências da Biodiversidade, proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender sobre as qualidades destas plantas e como incorporá-las na culinária diária.
A Maria das Ervas preparou pratos inovadores e deliciosos utilizando PANCs, com um menu de luxo que incluiu panacota de alfazema, cevadoto de cogumelos com acelga, bolachas de sementes e alecrim, bola de urtigas e uma salada florida, tudo regado com um refrescante sumo de sabugueiro, hortelã e limão. Durante a sessão, foram partilhadas informações sobre as propriedades benéficas destas plantas, estando disponíveis diversos exemplares como a alfazema, cavalinha, serralha, capuchinhas, amores-perfeitos, cosmos… Além de enriquecer a alimentação, o uso das PANCs contribui para a preservação da biodiversidade e promove uma alimentação mais saudável e sustentável.
No local esteve presente Maria Luís Nunes, membro do executivo da União das Freguesias de Setúbal, que saudou a todos os presentes.
O programa do III Ciclo de Conferencias da Biodiversidade prossegue no próximo dia 15 de junho, com uma oficina de construção de hotéis para insetos, evento efetuado em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, e terminará do dia 26 de junho com a oficina de carimbos de flores silvestres da Arrábida, animada pela oficina C.