1. O pernilongo, de nome científico Himantopus himantopus, é uma ave limícola (do latim limus: significa que vive no limo, lodo ou lama) que pertence à família Recurvisostridae.
2. Ocorre geralmente em salinas ou noutros planos de água doce ou salobra, como é o caso do Estuário do Sado.
3. Até ao final dos anos 1980, o pernilongo era uma espécie estival em Portugal, que chegava na Primavera e partia no final do Verão. Atualmente, a espécie pode ver-se durante todo o ano numa grande parte do país.
4. Esta ave é facilmente identificável pelas longas patas vermelhas, corpo branco e asas pretas, fazendo lembrar uma cegonha em miniatura.
5. Mede entre 42 a 45 cm de comprimento.
6. As posturas iniciam-se em abril e cada ninho é composto por 4 ovos, durando a incubação cerca de 22 a 25 dias.
7. Constroem ninhos simples no solo, com alguma vegetação e pedras. Os seus ovos têm uma coloração castanho-esverdeado com manchas pretas, castanhas e cinzentas, de modo a confundir-se com o próprio solo.
8. O pernilongo é, principalmente, carnívoro: alimenta-se principalmente de invertebrados aquáticos, como os insetos e as suas larvas, mas também de crustáceos, pequenos moluscos, girinos e pequenos peixes.
9. É uma espécie essencialmente gregária, reunindo-se em pequenos bandos fora da época de nidificação.
10. Os Casais são monogâmicos, de duração sazonal. Ambos os progenitores cuidam dos descendentes e, sendo territoriais, defendem a área perto do ninho.
Agora que já sabe mais sobre o pernilongo, ajude a proteger esta e outras aves que habitam o Estuário do Sado!










