No âmbito do III Ciclo de Conferências da Biodiversidade, a União das Freguesias de Setúbal promoveu, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, uma oficina dedicada à construção de hotéis para insetos. A atividade decorreu com participação aberta ao público de todas as idades e teve como principal objetivo sensibilizar para o papel essencial dos insetos no equilíbrio dos ecossistemas.
A oficina foi conduzida por José Sousa, docente da Escola de Engenharia, aconteceu no C.R.E.C. – Escola Conde de Ferreira, num ambiente prático e divertido. Utilizando materiais simples e naturais, como madeira, canas, pinhas e pauzinhos, os participantes construíram estruturas destinadas a acolher insetos como abelhas solitárias, joaninhas e borboletas.
Estes pequenos abrigos, vulgarmente conhecidos como hotéis para insetos, funcionam como refúgio e espaço de nidificação, contribuindo para a preservação de espécies fundamentais para a polinização e controlo biológico de pragas. A sua instalação em jardins, hortas urbanas ou mesmo até varandas, pode representar um reforço importante para reforçar a biodiversidade em contexto urbano.
A União das Freguesias de Setúbal terminará o III Ciclo de Conferências da Biodiversidade com uma iniciativa no dia 26 de julho, também no mesmo sítio, com uma oficina de carimbos de flores silvestres da Arrábida, dinamizado pela Oficina_C.
As inscrições já estão abertas através do 265 523 128 ou por e-mail para