A biodiversidade está na base dos ecossistemas, sustenta a vida e garante o bem-estar humano, agora e no futuro. Contudo, encontra-se em rápido declínio, afetando gravemente a natureza e as pessoas, ameaçada pelas alterações climáticas, a poluição, as espécies invasoras, a exploração excessiva de recursos naturais e a urbanização acelerada. Milhares de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção em todo o mundo.
Sabia que Portugal alberga cerca de 35.000 espécies de animais e plantas, representando 22% das espécies descritas na Europa e 2% a nível mundial? Infelizmente, no nosso país, a biodiversidade tem estado em acentuado declínio: Portugal é, também, o quarto país da Europa com mais espécies em risco de extinção.
Apesar da gravidade da situação, a ciência mostra que ainda não é tarde demais para agir. Há soluções concretas — muitas delas já em prática em várias partes do mundo — que passam por transformar a forma como nos relacionamos com o ambiente natural, adotando práticas sustentáveis e respeitando os limites do planeta.