A navegação na Internet faz parte do quotidiano de milhões de pessoas, mas os riscos associados continuam muitas vezes a ser desconhecidos ou subestimados. Para alertar para os perigos do mundo digital e promover comportamentos seguros online, decorreu esta sexta-feira, 13 de junho, uma ação de formação em cibersegurança, dinamizada por dois agentes da Polícia Judiciária de Setúbal (PJ), no polo da Anunciada do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.
A sessão contou com a presença de trabalhadores e utentes da União das Freguesias, que tiveram oportunidade de conhecer factos surpreendentes sobre a escala atual da atividade digital, como os cerca de 3,8 milhões de pesquisas feitas no Google por minuto ou as 70 horas de vídeo carregadas no facebook a cada 60 segundos.
Para além de contextualizar a dimensão do acesso à informação, ao lazer e à socialização proporcionada pela Internet, a formação centrou-se nos principais riscos online, com destaque para a utilização indevida das redes sociais, o controlo de acesso por menores, e a prevenção do bullying e da extorsão sexual online.
A ação foi conduzida por agentes com formação específica na área da cibersegurança, que partilharam exemplos práticos e conselhos úteis para uma utilização mais segura da Internet, reforçando a importância da vigilância ativa, da proteção de dados pessoais e da denúncia de comportamentos suspeitos.
Esta iniciativa insere-se no trabalho de proximidade da PJ e na estratégia da União das Freguesias de Setúbal de promover ações de sensibilização sobre segurança junto da população, reforçando conhecimentos em vários domínios, nomeadamente no ambiente digital.