Centro Comunitário ajuda Associação Nacional de Síndrome de Intestino Curto

Uma manhã como todas as outras, Maria Amália está a deambular pela casa quando a sua atenção é despertada pela televisão: uma mãe pede ajuda. O seu filho padece de uma doença rara, ainda não totalmente reconhecida pelo estado, o Síndrome do Intestino Curto.

Esta patologia é altamente complexa, debilitante e com risco de vida, envolvendo a falência do intestino e na qual os doentes são incapazes de absorver nutrientes e líquidos suficientes. Os doentes devem ser mantidos em suportes externos carecendo de uma alimentação especial.

Maria Amália não fica indiferente e tem uma ideia: propor às utentes ajudar aquela mãe a dar melhores condições de vida e proporcional uma escolaridade normal às crianças afetadas pela doença. Afinal de contas, a oficina “Gestos de Amor” criada pelos utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, serve para isso mesmo: criar para ajudar a comunidade.

O projeto é automaticamente aceite por todos e surge a ligação entre a Associação Nacional de Síndrome de Intestino Curto (ANSIC) e a União das Freguesias de Setúbal.

Lançadas as mãos à obra, foi necessário reunir o máximo de tecidos diversos para criar ursinhos de pano para vender. Cada utente trouxe de casa o que pode, o Centro Comunitário forneceu o stock que tinha e, ao longo de várias semanas, montou-se uma verdadeira linha de montagem combinado tecidos, costuras, enchimentos e pinturas de olhos e bocas, estas utentes nunca baixaram os braços. Todas elas reformadas, esta foi a maneira que encontraram de serem úteis durante o seu tempo livre, criando laços com a comunidade e sendo uma mais-valia para a comunidade.

Pelo passado já criaram cestas para parturientes carenciadas, bolsas para equipamentos em lares e hospitais, mantas para o serviço de oncologia ou ainda adereços para teatro associativo. Afirmam fazê-lo pela vontade de ajudar e contribuir positivamente na vida das pessoas. No caso da ANSIC, os ganhos arrecadados permitirão a aquisição de mochilas que permitem a alimentação das crianças num espaço de tempo mais alargado, permitindo assim a uma criança ir à escola o dia todo, beneficiar de um passeio escolar ou ir a uma festa de anos.

Na passada segunda-feira, dia 29 de maio, a União das Freguesias de Setúbal disponibilizou um veículo para que algumas das criadoras fossem até Linda-a-Velha proceder à entrega dos mais de oitenta ursinhos fabricados. Foi um momento de grande emoção partilhado entre a direção da associação, as utentes e os trabalhadores da equipa do Centro Comunitário.

A oficina “Gestos de Amor” prosseguirá o seu trabalho, escolhendo coletivamente novos projetos e contribuindo, dia após dia, para uma sociedade mais solidária.