Rui Canas

Temos em mãos, desde o início do mês de março, uma preocupação central que tem merecido toda a nossa atenção. A União das Freguesias de Setúbal foi a primeira junta de freguesia a ativar o Plano de Contingência Interno, adequou a sua atividade em função da pandemia Covid-19, quer adaptando o atendimento ao público, a prestação de serviços de higiene e limpeza, a desinfeção de ruas e equipamento, a concretização de obras e a conservação de equipamentos, ruas e escolas à situação atual, com o firme propósito de garantir a prestação dos serviços públicos, salvaguardar a saúde pública e o apoio à população.

Numa luta que é de todos, temos trabalhado lado a lado com as instituições da União das Freguesias e do Concelho para providenciar as condições necessárias à nossa população. Em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil têm sido articuladas todas as medidas essenciais relativas a questões sanitárias.

A União das Freguesias de Setúbal criou e está a executar um Plano de Mitigação e Recuperação Socioeconómica, tendo reforçado bastante o apoio social. Desde o primeiro momento foi desencadeado o apoio na aquisição de bens essenciais e medicamentos, no âmbito da linha de apoio municipal destinada a ajudar pessoas em grupos de risco identificados na pandemia do Covid-19. Por este meio chegam também palavras de conforto e carinho, tão importantes neste momento. Foi também lançado um Plano de Apoio Social com diversas ações e a União das Freguesias de Setúbal tem mantido o contacto com os seus cerca de 800 utentes do Centro Comunitário.

Vamos continuar este importante trabalho, estando atentos às necessidades emergentes das populações e das instituições da União das Freguesias, com a certeza que estamos a fazer o melhor para ficarmos todos bem!

O Presidente da União das Freguesias de Setúbal,

Rui Manuel Canas

(Mensagem do Presidente da União das Freguesias de Setúbal, in Boletim Informativo União das Freguesias de Setúbal, n.º 11 | julho de 2020)