Bem-vindo ao Site da União de Freguesias de Setúbal

 A União das Freguesias de Setúbal resulta da união das antigas freguesias de Nossa Senhora da Anunciada, de Santa Maria da Graça e de S. Julião, passando a ter efeitos administrativos desde as eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Ler Mais

Junta investe 43 mil euros na limpeza e higiene urbana

Junta investe 43 mil euros na limpeza e higiene urbana

Para fazer face aos desafios encontrados na garantia da limpeza e higiene urbana do território, a União das Freguesias de Setúbal investiu perto de 43 mil euros para o controlo do crescimento de ervas nos espaços públicos.

Após deixar de utilizar herbicidas químicos em 2017, nomeadamente o glifosato, para a eliminação de pragas e plantas invasorias, a Junta de Freguesia procurou soluções amigas do ambiente. Apesar de contribuírem para a melhoria da saúde pública, assistiu-se ao acentuado crescimento de ervas, tendo exigido a utilização de mais recursos humanos e materiais para o seu controlo.

A situação não prevista levou à dedicação de 12 trabalhadores apenas para a deservagem, com ações mensais que exigiram horas extraordinárias e a ação de mais equipamentos próprios para o desenvolvimento deste trabalho.

Deste modo, a União das Freguesias de Setúbal procurou tornar esta tarefa mais eficiente e eficaz, tendo encontrado uma solução amiga do ambiente que, além de ser biológica, irá prolongar o efeito do corte e limpeza de ervas por períodos mais longos, entre seis e oito meses, sendo assim de esperar que se realizem duas ações por ano.

O produto de carácter biológico, sem qualquer tipo de contraindicações para seres humanos e animais, é de aplicação natural e atua na raíz das ervas, impedindo o seu crescimento nos espaços públicos. Para que seja aplicado, as ruas deverão estar devidamente limpas de ervas e lavadas.

Desta forma, a Junta de Freguesia criou uma equipa para aplicação do produto e adquiriu uma viatura necessária para o transporte e aplicação do mesmo, no valor de 16 mil euros. Os trabalhos serão iniciados em setembro e complementados com duas máquinas: uma para corte de mato, no valor de 4.200 euros, e uma para limpeza de ervas em passeios, no valor de 2.700 euros. O produto biológico a ser aplicado representa um investimento de 6 mil euros.

  

Para o desenvolvimento destas intervenções, a União das Freguesias de Setúbal fez também o reforço dos Recursos Humanos com mais três trabalhadores até ao final do ano, no valor de 14 mil euros. No total, a Junta investiu perto de 43 mil euros para a melhoria da limpeza e higiene urbana.

Este mesmo investimento vem garantir a melhoria do serviço prestado pela União das Freguesias de Setúbal, através do Setor Operacional, contribuindo para a saúde pública e bem-estar da população, com um pensamento ligado à proteção ambiental.

Agenda

Sem eventos

PROJETOS

  • Roteiro das Árvores de Interesse Público

    A União das Freguesias de Setúbal tem Árvores de Interesse Público na sua área geográfica. Estas árvores de características peculiares distinguem-se das demais em termos de porte, desenho, idade e raridade. A sua classificação confere-lhes proteção legal constituindo, por isso, património ecológico valioso para a cidade e para as populações que importa conhecer, valorizar e proteger.

     
  • Loja Social da União das Freguesias de Setúbal

    O projeto solidário da União das Freguesias de Setúbal procura apoiar as famílias carenciadas do território através da angariação e doação de bens não-alimentares, tais como vestuário, calçado, têxteis para o lar, mobiliário, eletrodomésticos e puericultura

     
  • Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal

    Dar uma melhor resposta social às necessidades da população é o grande objetivo do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal. Com dois polos, sediados nas freguesias de Santa Maria da Graça e de Nossa Senhora da Anunciada, o projeto conta atualmente com perto de 600 utentes que aqui têm a oportunidade de desenvolver atividades diárias, fazer novas aprendizagens e partilhar experiências.

INFORMAÇÕES FREGUESIA

  • Informação: Alterações no atendimento ao público

    Considerando a evolução da situação do COVID-19 e a necessidade imperiosa de conter a sua propagação, protegendo a população e os trabalhadores da Junta de Freguesia, a União das Freguesias de Setúbal decidiu proceder ao encerramento do atendimento ao público, na Sede em Santa Maria da Graça e no Polo de Nossa Senhora da Anunciada.

     
  • Suspensão temporária das atividades

    No quadro das medidas de prevenção e de contenção do novo Coronavírus, COVID-19, das recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Plano de Contingência Interno, a União das Freguesias de Setúbal decidiu suspender temporariamente as atividades do Centro Comunitário da União das Freguesias...

     
  • Plano de Contingência da União das Freguesias de Setúbal - COVID-19

    No quadro das medidas de prevenção e de contenção do novo COVID-19 e das recomendações da Direção-Geral da Saúde, a União das Freguesias de Setúbal apresenta o Plano de Contingência que procura antecipar e gerir no território o impacto do atual surto de doença.

Go to top