Tradições marítimas para as escolas

Uma das principais vertentes da Mostra das Tradições Marítimas é dar a conhecer aos mais pequenos as artes e os ofícios do mar e da pesca.

Na grande maioria dos casos, as crianças do Concelho têm como único contacto com o rio Sado as idas à praia ou os passeios à beira-mar, desconhecendo por completo um mundo de biodiversidade que têm à porta de casa.

A Mostra das Tradições Marítimas tem, por isso, como um dos pilares centrais a urgência da tomada de consciência quer do património natural marinho, quer da importância da valorização da pesca e da economia do mar, assim como a promoção das tradições marítimas.

Por todos estes motivos, a União das Freguesias de Setúbal, a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Junta de Freguesia do Sado propõem a todas as suas escolas uma visita ao Parque Urbano de Albarquel para descobrir as seguintes oficinas:

- Arte Xávega (Chichorro): Consiste num método de pesca utilizando redes deitadas ao mar a partir de uma embarcação, deixando em terra uma ponta de corda para permitir a sua tração. Este método de pesca existe na nossa costa desde o início do século XVIII e permite uma pesca sustentável pois a rede opera em superfície, sem danificar as pradarias marinhas, berço de peixes e bivalves e fonte de alimento para todas as espécies.

- Largada de covos: Setúbal é conhecida internacionalmente pelo seu choco frito, mas como se pesca o choco? Nesta oficina, as crianças vão aprender o que é um covo, como se coloca o isco e como se pesca. Esta é uma pesca sazonal, com uma técnica muito peculiar e que necessita ser transmitida através da sua prática.

- Entralhar e emalhar de redes: A pesca com redes é uma das artes mais antigas e, sempre que utilizada corretamente, um método de pesca sustentável, respeitando os peixes de pequeno calibre e permitindo a sua circulação. Este é um método de pesca que utiliza uma rede de forma retangular com um, dois, ou três panos mantidas em posição vertical por cabos de flutuação e cabos de lastros usados isolados ou em caçadas.

- Batismo de bote: As crianças terão também a possibilidade de descobrir estas embarcações tradicionais, como se rema e navega, e como são construídas. Estará presente um calafate que, durante toda a mostra, reparará uma embarcação em seco e cuja evolução poderá ser acompanhada ao longo das três semanas.

- À descoberta do Parque Marinho Professor Luís Saldanha: A zona marinha classificada dispõe de características únicas, favoráveis ao desenvolvimento de espécies em vias de extinção e proteção da biodiversidade da orla costeira. Entre conchas, ovos vazios e fósseis marinhos, as crianças vão descobrir um mundo inteiro cheio de vida escondido aqui tão perto.

Para além destas oficinas, existe também uma Exposição de Apetrechos de Pesca, O Projeto Escola Azul, Artesanato do Mar e as festividades e tradições marítimas.

Para além das escolas, a Mostra das Tradições Marítimas estará aberta ao público todos os dias com uma vasta oferta gastronómica e um programa cultural diferente a cada dia.