A melhoria das condições de vida e a requalificação de espaços e equipamentos estiveram sempre presentes nas ações da União das Freguesias de Setúbal ao longo dos últimos quatro anos.

Com a fusão/extinção das anteriores juntas (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça) surgiram novos desafios e, consequentemente, novas respostas a serem dadas para corresponder à realidade com que aprendemos a conviver desde 2013: a União das Freguesias de Setúbal.

É neste sentido que apostámos num trabalho de construção de uma nova identidade, criada a com base nos valores e história já existentes nas três freguesias, bem como na melhoria e requalificação de espaços, arruamentos e acessos.

Com o objetivo de dar resposta às necessidades da população desenvolvemos um conjunto de intervenções que melhoraram a vida dos fregueses nos bairros, escolas e instituições culturais e desportivas.

Ao longo deste mandato destacamos o trabalho realizado no parque escolar. A União das Freguesias de Setúbal cumpriu um conjunto de trabalhos de reparo, manutenção e de novas obras nas escolas básicas e jardins de infância do território, tendo em vista a melhoria de condições para crianças, professores e auxiliares de cada estabelecimento.

No seguimento dos nossos objetivos, a junta de freguesia apostou na requalificação de espaços e equipamentos públicos. As obras realizadas e a decorrer no presente momento contribuem para um melhor ambiente e melhores condições para a população, nomeadamente: A requalificação do Mercado da Lota, a construção do Parque Infantil da Praceta Vergílio Ferreira, o Parque Lúdico do Casal das Figueiras, o reperfilamento da Rua Afonso Castro (Quinta dos Vidais), o espaço lúdico da Rua Nossa Senhora do Carmo, a requalificação das Pracetas da Ilha da Madeira, Nunes de Almeida e de Olivença, a requalificação do Parque de Merendas da Comenda, estacionamento, acessos e respetivas instalações sanitárias, apoio à construção
do balneário do Águias de São Gabriel, a colocação de mesas e bancos na Praceta do Montalvão, a construção do muro na Rua Batalha do Viso, o novo acesso pedonal da Avenida de Moçambique, entre outras ações.

Com o objetivo de contribuir para um melhor trabalho de limpeza e higiene urbanas, a União das Freguesias reforçou o parque de máquinas e viaturas e os recursos humanos necessários para o desempenho destas funções.

No que diz respeito à identidade histórica e aos traços identitários presentes no quotidiano dos nossos fregueses, procurámos valorizá-los através de ações que dignificaram espaços e monumentos que refletem esses mesmos valores. São exemplos desse investimento a requalificação dos fontanários de Palhais e Fonte Nova.

A par destas ações, a União das Freguesias de Setúbal realizou e apoiou várias ações de preservação e valorização do património imaterial herdado. São exemplos as festas tradicionais de São Luís da Serra, São Pedro de Alcube e São Gabriel, o São Martinho, os Círios Marítimos de Nossa Senhora da Arrábida e de Tróia, a Fest'asso - Festa do Movimento Associativo, bem como o programa de animação da Baixa de Setúbal e de ações de revitalização do centro histórico.

A proximidade aos fregueses e instituições locais, o contributo para um melhor dia-a-dia, bem como um futuro promissor para toda a população estão na base do nosso trabalho, desenvolvido a pensar em si e em todos nós: por uma melhor União das Freguesias de Setúbal.

O Presidente da União das Freguesias de Setúbal,

Rui Manuel Canas

(Mensagem do Presidente da União das Freguesias de Setúbal, in Boletim Informativo União das Freguesias de Setúbal, n.º 5 | junho/ julho de 2017)