Com o início de um novo ciclo autárquico temos consciência do trabalho e projetos desenvolvidos, bem como da necessidade de dar continuidade aos investimentos, atividades e compromissos assumidos perante a população.

Nesse sentido, o Executivo da União das Freguesias de Setúbal procura levar avante obras e projetos neste novo mandato, assim como melhorar o serviço prestado aos fregueses, com base nas competências delegadas e assumidas.

Queremos reforçar a capacidade de ouvir a população e instituições sobre as ações realizadas, bem como prosseguir com a criação de parcerias com o tecido associativo e institucional.

A melhoria das condições de atendimento e prestação de serviços administrativos continuam a ser uma das nossas apostas, tendo provas dadas na renovação e requalificação dos edifícios da junta.

Vamos estar mais próximos da população com a "Linha do Freguês", projeto destinado à receção de comunicações e participações cidadãs que garante uma resposta mais rápida e direta a cada pessoa.

A atuação do Setor Operacional vai ser reforçada com novos meios: o aluguer, com opção de compra, de uma varredoura mecânica, aquisição de roçadoras, a cedência pela Câmara Municipal de uma varredoura mecânica nova, glutão, com o reforço das áreas descentralizadas da Quinta do Paraíso e Colinas de São Francisco.

Neste contexto, vamos continuar a apostar na melhoria das condições do trabalho operativo. Com a adaptação das instalações centrais em Nossa Senhora da Anunciada pretendemos garantir maior área oficinal de armazém, logística e, desta forma, melhores condições para os nossos trabalhadores.

O contacto direto com as populações vai ser aprofundado com o atendimento presencial pelo Presidente da União das Freguesias de Setúbal, visitas regulares aos bairros, bem como com os programas “Vamos à Rua”, “Vamos ao Bairro”, “Melhor Bairro, Mais Cidade”.

A descentralização de serviços, ações e atendimento à zona rural e aos bairros mais distantes da sede e polos da junta de freguesia também se encontra entre os objetivos definidos.

No que diz respeito ao plano de ação foram alargadas as intervenções na área do centro histórico, baixa comercial e frente de rio.

As ações previstas para 2018 abrangem as áreas da educação, ambiente, saúde, desporto e lazer, bem como Proteção Civil, com a criação da unidade local de Proteção Civil da União das Freguesias de Setúbal e ações de formação inseridas neste âmbito.

Continuamos também a apostar no reforço de um conjunto de projetos na área social, através de parcerias com instituições locais, destacando o interesse pela área da Identidade das Populações e do Território.

O investimento nesta área será reforçado com o novo polo do Centro Comunitário na freguesia de São Julião e a criação do Clube Sénior da União das Freguesias de Setúbal.

Com os propósitos enunciados temos consciência do enorme contributo dado para a resolução de muitos problemas encontrados e de uma nova dinâmica centrada na sociedade civil setubalense com a marca da União das Freguesias de Setúbal, apreciada e referenciada pela população e forças vivas da nossa freguesia.

O Presidente da União das Freguesias de Setúbal,

Rui Manuel Canas

(Mensagem do Presidente da União das Freguesias de Setúbal, in Boletim Informativo União das Freguesias de Setúbal, n.º 6 | janeiro de 2018)