Dia Mundial do Ambiente | 05 de junho de 2018

A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu art.º 66, o direito ao Ambiente e o dever de o defender: “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.”

Neste Dia Mundial do Ambiente, a União das Freguesias de Setúbal apela aos cidadãos para afirmarem os seus direitos e deveres constitucionais em matéria de Ambiente, pronunciando-se e agindo em defesa da Vida, do Planeta e da Sustentabilidade em 3 eixos fundamentais:

Água – o período de seca extrema que se viveu no nosso país não foi um fenómeno isolado. Prevê-se o agravamento e o aumento da frequência destes períodos. Por isso, preserve a água e utilize com cuidado este recurso que é essencial à vida.

Resíduos – reduzir a produção de lixo é essencial, reduzir a utilização de plásticos é fundamental. É recente a campanha europeia de luta contra a utilização de plásticos que acabam no mar e nos solos, levando à destruição de habitats, de ecossistemas e da vida no mar. Em Setúbal, este alerta é ainda mais importante, pela existência de ecossistemas sensíveis e de reservas marinhas. Produza menos lixo, participe na reciclagem e reduza a utilização de plásticos – existem alternativas mais sustentáveis.

Transportes e Mobilidade – opte por transportes públicos e reduza a utilização do automóvel em pequenos circuitos. Menos carros, menos poluição, melhor qualidade do ar!

Haveria muito mais a dizer sobre outras áreas fundamentais como a energia e a opção por energias renováveis, a agricultura, a preservação de solos e a redução da utilização de químicos e pesticidas, a preservação da biodiversidade e a conservação da natureza.

Apesar de muito estar já feito, este é um percurso longo que requer o empenho de toda a comunidade na procura de uma vida mais sustentável e amiga do ambiente. Por isso, a União das Freguesias de Setúbal aposta na promoção dos valores ambientais, incentivando os cidadãos na adoção de comportamentos sustentáveis, potenciando a conservação do ambiente e convocando para a tarefa coletiva de se fazer mais e melhor pela qualidade de vida e pelo bem-estar.

O caminho da sustentabilidade é longo, faz-se por etapas, e a União das Freguesias de Setúbal percorrê-lo-á sem hesitações. Feliz Dia Mundial do Ambiente!

 

Ir para Início