Um olhar atento sobre a União das Freguesias de Setúbal

As ruas da União das Freguesias de Setúbal estão ao cuidado de olhos atentos. Paula Pereira, trabalhadora da junta de freguesia, tem uma nova tarefa: contribuir para o bem-estar de cada um de nós, com uma atitude proativa e uma visão direcionada para um futuro melhor.

Ruas mais limpas, melhores condições de habitabilidade e a mudança de mentalidades e atitudes são os principais objetivos do serviço de supervisão externa da junta de freguesia. Seguindo estes moldes, Paula Pereira percorre todos os dias as ruas do território que conhece bem, dá o seu contributo para a higiene pública e procura sensibilizar mais pessoas para uma causa assente no dever cívico.

A trabalhadora da junta de freguesia pretende "levar o cidadão comum a ajudar" e respeitar o espaço que é de todos. Ações de limpeza em espaço público e/ou em casas devolutas, a remoção de vestígios de vandalismo em prédios e a pintura de equipamentos públicos são algumas das atividades desenvolvidas por este serviço a cargo de Paula Pereira.

"Vou fazendo conforme vou vendo o que está por corrigir e ao mesmo tempo tenho andado a fazer a sensibilização para algumas questões", sublinha. Através deste serviço, a União das Freguesias de Setúbal pretende que "o cidadão também participe" na melhoria de condições.

Paula Pereira acredita que "um grande número de pessoas ainda pensa que não tem essa obrigação, deixando tudo a cargo das entidades locais, reforçando essa ideia com o facto de pagarem os seus impostos". "Estou a tentar mudar essa mentalidade no cidadão comum. Pode até nem fazer nada, mas já não deitar lixo para o chão e colocar tudo nos devidos recipientes já é uma grande ajuda", acrescenta.

Pelas ruas da União das Freguesias de Setúbal, a trabalhadora da junta contacta com vários fregueses, questionando "o que fez pela sua cidade hoje?" e seguindo o ideal: "Não pergunte o que a sua cidade pode fazer por si, mas o que poderá fazer pela sua cidade".

O serviço de supervisão externa está integrado nos serviços operacionais da União das Freguesias de Setúbal, tendo iniciado atividade há cerca de um mês.

A junta de freguesia conta com o serviço de Participações Cidadãs, através do endereço de e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., para onde poderão ser enviadas sugestões, questões e reclamações sobre a higiene e limpeza públicas. A participação cidadã é um veículo essencial para o contacto direto entre a autarquia e os fregueses, permitindo o reforço da proximidade à população e a auscultação das suas necessidades e contributos, em prol de uma União das Freguesias de Setúbal melhor.

Brevemente será também criada a "Linha do Freguês", projeto destinado à recepção das comunicações dos moradores da União das Freguesias de Setúbal, promovendo uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos fregueses.

 

 

Ir para Início